sábado, 5 de agosto de 2017

1984 - Grace Under Pressure

Assim como Permanent Waves (1980), Moving Pictures (1981) e Signals (1982), Grace Under Pressure foi gravado no famoso Le Studio em Quebec, Canadá. Vários eventos noticiados no jornal Toronto Globe & Mail inspiraram grande parte das letras, particularmente "Distant Early Warning", "Red Lenses" e "Between The Wheels". A banda passava até quatorze horas no estúdio, aperfeiçoando seu som.

Trata-se de um dos álbuns mais sombrios da discografia da banda, diretamente influenciado pelas tensões crescentes da Guerra Fria e optando pelo tema central que observa como os seres humanos agem sob diferentes tipos de pressão. Em canções como "Between the Wheels" e "The Body Electric", Peart explora as pressões da vida como um todo. Em "Afterimage", ele descreve as sensações deixadas pela morte repentina de um amigo. "Red Sector A" é notável por suas alusões ao Holocausto e campos de concentração, inspirada nas lembranças de Geddy Lee em torno das histórias contadas por sua mãe quando libertada em Bergen-Belsen, onde foi mantida prisioneira. "Distant Early Warning" pode ser interpretada as pressões que envolve as possibilidades de um apocalipse nuclear. Já "The Enemy Within" surgia como a primeira parte das canções que compõem a série "Fear", ao lado de "Witch Hunt", de Moving Pictures, "The Weapon" de Signals e posteriormente "Freeze", de Vapor Trails (2002).

Musicalmente, Grace Under Pressure marca mais uma fase no desenvolvimento da sonoridade do Rush. A banda continua a fazer uso extensivo de sintetizadores, experimentando incorporar elementos do ska e do reggae em suas canções. As guitarras se mostram mais proeminentes que no trabalho anterior.



Nenhum comentário:

Postar um comentário