quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Nirvana


Nirvana foi uma banda de grunge fundada no ano de 1986 em Aberdeen (Washington), nos Estados Unidos da América. A sua música foi inspirada no punk rock, no rock alternativo, no hard rock e foi chamada grunge pela imprensa e meios de comunicação da época. O grupo se desfez em 1994 com a morte de seu líder e vocalista, Kurt Cobain.O Nirvana foi considerado a maior banda de rock dos anos 90, além de ser a maior banda grunge da história e uma das maiores da história do rock. Sua canção mais famosa, “Smells Like Teen Spirit” está entre as 20 melhores músicas da história, além de ser considerada a segunda melhor música dos últimos 20 anos. O álbum “Nevermind” (1991), vendeu até 2008 cerca de 25 milhões de cópias. O Nirvana vendeu aproximadamente 60 milhões de álbuns no mundo todo até hoje.


1989 - Bleach


O primeiro disco, Bleach, foi lançado em 1989, pela Sub Pop, gravadora independente de Seattle, terra dos caras. Tanto a gravadora, como a cidade ficaram conhecidos, na época, como o berço do chamado estilo “grunge”.

A álbum traz um rock n’roll direto, sem firulas, faixas curtas no melhor estilo Ramones (one-two-three-four!), power chords, guitarras sujas e pesadas, vocal rasgado, letras minimalistas e sombrias sobre uma juventude sem esperança. Bem ao estilo da Sub Pop e do produtor Jack Endino, que depois desse estouro ficou mundialmente famoso. Foi o álbum mais vendido da gravadora e a consagração do grunge.

O primeiro fato que chama atenção: olhe para a foto da capa. Peraí… 1, 2, 3, 4? Como assim, 4 pessoas? Pois é. Existe ali um guitarrista a mais, Jason Everman, que só aparece na foto e nos créditos como guitarrista, mas não tocou em nenhuma faixa. E o que ele fez? Ora, patrocinou a gravação do álbum, é claro!

A formação ainda não tinha o Dave Grohl na bateria. Kurt Cobain (vocal e guitarra) e Krist Novoselic(baixo) já tocavam juntos a algum tempo e vinham procurando e testando vários bateristas, quando um amigo os apresentou a Chad Channing, que toca no álbum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário