quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

1987 - Strangeways, Here We Come

Infelizmente, vamos com o último disco de estúdio de THE SMITHS!

Último registro em estúdio antes do dissolvimento da banda, Strangeways, Here We Come continua de maneira coesa com o que o grupo havia aprimorado um ano antes durante o lançamento de The Queen Is Dead (1986). Ainda que recheado por composições essencialmente sombrias e encaixes instrumentais que passeavam pela música Folk, Pós-Punk e demais referências musicais da época, com o quarto disco os Smiths pareciam cada vez mais interessados em lidar com o pop. 

Registro mais comercial de toda a carreira da banda, o álbum tem suas marcas bem estabelecidas não apenas dentro do universo do grupo inglês, mas em outros registros mundo afora, entre eles If You’re Feeling Sinister (Belle and Sebastian) e Boxes (The National). Por se afastar parcialmente da proposta firmada no trabalho que o precede, SHWC possibilita ao quarteto inglês a chance de experimentar instrumentalmente. 

Dessa forma, Johnny Marr adere os exageros da década de 1980 de forma cuidadosa em Paint A Vulgar Picture, sobrecarrega de forma assertiva Death Of A Disco Dancer com sintetizadores, e preenche Last Night I Dreamt That Somebody Loved Me com arranjos de cordas e climatizações dolorosas capazes de transportar Morrissey para o grupo dos grandes cantores da década de 1960. Ainda hoje definida como a obra mais “exótica” da banda, o álbum – ilustrado pela foto de Richard Davalos – parece encerrar a carreira do grupo, bem como toda a produção musical da década de 1980.


Nenhum comentário:

Postar um comentário